Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

O sucesso não se limita a uma única conquista


Quando pensamos em alcançar o sucesso, sempre pensamos em atingir um objetivo específico: seja conseguir um novo cliente, ser promovido ou ganhar um aumento. Temos a tendência de achar que, com apenas mais uma conquista, nos sentimos bem-sucedidos.

Mas a sensação de sucesso com uma única conquista é fugaz.
As pessoas não mudam de opinião sobre si mesmas por causa de uma conquista. É a sequência de pequenas vitórias e o avanço progressivo que criam uma auto-imagem positiva e uma satistação íntima.
Queando você consegue um novo cliente, é promovido ou ganha um aumento, a alegria é momentânea. E, logo, será substituída pela mesma insegurança que fez com que você pensasse que precisava  desesperadamente de mais uma conquista para sentir-se confiante e ben-sucedido.
A sensação de sucesso vem com o seu esforço, sua crença, sua experiência, sua trajetória de vida. Não se mede o sucesso apenas pelo papel de presente e sim pelo pacote inteiro.

Uma única conquista pode ter enorme importância em um período curto de tempo, mas pesquisadores descobriram que o conceito mais profundo que as pessoas têm delas mesmas - a visão de quem são ou do que são capazes - não está recionado a nenhum acontecimento positivo ou negativo. Na verade, o conceito é composto pela combinação de crenças e intuições baseadas em experiências sicessivas que vêm de longo tempo. Uma criança cujas pequenas conquistas são pouco valorizadas por uma familia excessivamente exigente levará consigo esta marca e terá mais dificuldade de se achar uma pessoa bem-sucedida.

Nana

Nenhum comentário:

Postar um comentário